terça-feira, 15 de maio de 2018

Um agradecimento pelo encantamento de ser aluna

Um agradecimento pelo encantamento de ser aluna

            O que me encanta em ser aluna é a certeza de que também tenho um bolso de avental para guardar meus tesouros.
            O que me encanta em ser aluna é poder saber que de alguma forma serei escutada, e que meus rabiscos serão entendidos.
            O que me encanta em ser aluna é saber que na hora da dor, alguém vai me olhar no olho e me fazer carinho.
            O que me encanta em ser aluna é ver que tem alguém está ali, me cuidando enquanto subo mais alto, e que se eu titubear vai me dar a mão.
            O que me encanta em ser aluna é ficar de olhos vidrados quando a “profi”, desfaz alguns nós, me mostrando que sim, é possível entender e com isso aprendemos juntas.
            O que me encanta enquanto aluna é ter a certeza que aquele olho brilhando, ali na minha frente, é de puro encantamento pelo que eu sou e por aquilo que me tornarei, através e a partir do seu cuidado, do seu carinho, da sua parada estratégica no planejamento, seja para satisfazer mais uma das minhas curiosidades, seja para me auxiliar a entender sobre um teórico, de escrita brilhante, mas onde eu ainda estou vendo alguns mistérios invioláveis.
            O que me encanta enquanto aluna é perceber que ler “milhões de páginas, por semana vai, um dia, fazer sentido".
O que me encanta em ser aluna é sentir que entre nós existe a linguagem.
            O que me encanta em ser aluna é saber que ela, sem medo, tem a certeza de que dar um ou dois passos para trás, para poder seguir em frente, tem o mínimo de certeza que desta vez vai...
            O que me encanta enquanto aluna é ter a certeza que, quando “crescer”, quero ser assim como ela:
            Apaixonada pelo seu fazer, eloquente em cada detalhe e sutil na hora da provocação.
            Firme, mas cuidadosa.
            Cuidadosa para que suas falas e fazeres sejam firmes e delicados para não deixar marcas rosadas de dor.
             O que me encanta em ser aluna é saber que: depois de 12 horas de trabalho, 1h 30min entrando e saindo de ônibus cheios, depois da janta e quem sabe uma taça de vinho; vou voltar encantada para as minhas leituras e escritas e em que, por honra, a ela irei me debruçar até ser vencida pelo sono, mas com a certeza de que vou fazer de tudo para retribuir os encantamentos que ela nos proporciona.
            Quero sim, tirar um A, não um A de aprovada com estrelinhas, mesmo que ainda goste muito das constelações, mas um enorme A de aprendiz.
            Obrigada, Aline Hernandez, por ser o alguém que, neste espaço, e de forma próxima auxilia o meu desenvolvimento, e principalmente o meu encantamento por ser aluna.
            Pode ser que muitas vezes não consiga expressar em preto e/no branco as aprendizagens que me ajudastes a construir; mas saiba que lá, onde importam, no chão da sala, elas farão a diferença e tornarão meus pequenos tão orgulhosos, como eu, pela “profi”, cujos olhos brilham de orgulho por seus alunos e por seu fazer.

2 comentários:

  1. Olá
    Jaque
    Muito linda a tua reflexão, com certeza é este reconhecimento de nossos alunos que mais estimamos e guardamos com maior carinho.
    Adorei
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou muitíssimo emocionada com a leitura desse post. Na verdade, o que encanta em ser docente é a linda possibilidade de ser aluna, de na arte de cada encontro aprender. A "aula" só faz sentido quando ali podemos trocar e aprender... Para avançar é preciso ter a humildade de retroceder, voltar alguns passos e vislumbrar o caminho com mais segurança e em parceria... ombro a ombro, lado a lado... o que me encanta de ser aluna é a magia de ser incompleta e em diálogo com os outros aprender. Dá muito ânimo na caminhada ver que os conhecimentos fazem sentido na prática. Você é especial Jaque, porque escolheu ser professora e sabe que para ser professora é preciso nunca deixar de ser aluna. Abração!

    ResponderExcluir