sábado, 18 de maio de 2019

O escutar e o deixar falar






Relendo minha postagem sobre os temas geradores e refletindo após o estágio, reafirmo o quanto os princípios por ele apontados em seu método de ensino-aprendizagem são fáceis de identificar dentro da educação Infantil.  Não se faz Educação Infantil sem escutar e sem lhe dar voz às crianças, e 
este escutar significa também procurar saber sobre sua história. Penso que é neste momento que aprendemos e ensinamos os pequenos, mediando suas descobertas e lhes dando autonomia para colocar suas curiosidades.
Penso que o de que mais me vali na obra de Freire, foi em relação à práxis. Durante a realização do estágio, este foi sem dúvida o exercício mais realizado: refletir. E vejo que esta foi uma das coisas que o curso me trouxe, a possibilidade de refletir com embasamento teórico que desse sustento a minha prática. Quando da escrita do TCC, novamente mais um exercício de reflexão, que penso contribui muito para que eu busque aperfeiçoar o meu dia a dia em sala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário