sexta-feira, 15 de julho de 2016

A literatura


Sala dos livros, turma explorando  cada um deles  e seus mundos mágicos.
De repente um grito: "Profe corre aqui"!
Aí tu atravessas a sala correndo até o canto onde dois alunos estão com um livro na mão e pergunta preocupada:  "O que houve"?
Um deles te olha com ar entre espantado e o inacreditável e diz: "Profe, o Lucas sabe ler"!
A preocupação dá lugar à curiosidade, tu olhas  e diz: "Como assim"?!
 - "Ele leu o livro todo"!
O tal Lucas com o ar de poder, pois sente que impressionou o colega te olha e diz:  "Quer que eu leia pra ti profê"?
-"Claro que quero, pode começar a ler".
O grande livro sobre dinossauros é aberto com solenidade e respeito e inicia-se a "leitura".
Quando o livro chega ao fim, tu parabenizas a "leitura" e o "leitor", vai para um canto e se encanta com a figura.
Não é que o danado sabe ler! A cada figura surgida nas páginas do livro ele foi interpretando e junto com seu conhecimento, sua imaginação  e suas aprendizagens foi contando a história.
"E os dinossauros nascem dos ovos, quando são filhotes e depois crescem são os animais maiores do mundo".
"Os osso dos dinossauros são como os da gente. São brancos e grandes. Mas,  são mais maiores que os das pessoas".
Isso é leitura! Isso é compreensão!
O trabalho com a linguagem oral, auxilia as crianças na preparação dos textos, pois mesmo que não escrevam, elas nas produções orais organizam as ideias, tem coerência na narrativas de suas histórias.

Mostra a importância  do letramento, da convivência das crianças com os livros e com todo tipo de texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário