sábado, 16 de julho de 2016

Chega ao fim mais um semestre!


Um semestre de muitas experiências, muitas novidades, muitos desafios no trabalho, na faculdade e na vida.
Neste ano comecei uma experiência nova na escola, troquei de nível, depois de dois anos com maternais, iniciei com uma turma de Jardim B, a mesma turma com quem trabalhei no meu primeiro ano na escola. Uma escolha emocional me despedir de quem me deu as boas vindas.
Tem sido até agora uma experiência bem motivadora e que tem causados muitos movimentos. Um completo turbilhão de ações e emoções, por vezes difícil, mas sempre gratificante. Todo dia é um faz e refaz, um pensa e repensa do meu fazer pedagógico para poder contemplar necessidades da turma.
Em meio a este movimento todo, o semestre do PEAD trouxe novas e interessantes interdisciplinas com motivações e  questionamentos, que se encaixaram dentro do meu semestre em sala.
As noções vistas na interdisciplina de Música da escola  vieram corroborar com o que já havia aprendido na prática: importância da música no desenvolvimento das crianças. O tanto de prazer e ludicidade com que elas trabalham  música no seu aprendizado também demonstrou que podemos sim nos arriscarmos mais no ensino da música com os pequenos; não só ficar repetindo músicas conhecidas, mas também incentivar que as crianças, mesmo as bem pequenas, criem suas próprias  músicas e explorem a sua musicalidade.
Uma das aulas mais importantes em Música foi sobre os cuidados que devemos ter com nossa voz enquanto principal instrumento de trabalho.
Em Ludicidade e educação, o grande número de recursos sobre jogos e  brincadeiras virou fonte de pesquisa diária, para propiciar momentos cada vez mais divertidos às crianças.
O embasamento teórico de que incentivar e reconhecer as brincadeiras em sala como um fator importante para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento das crianças nos dá a segurança e os argumentos necessários para a "defesa" desta prática.
Na interdisciplina de Literatura, só prazer. O prazer da leitura, o prazer de descobrir mundos e fantasias. Na educação infantil, o espaço pedagógico da literatura é imenso e capaz de fazer frutificar o melhor que se tem na criança e no seu desenvolvimento.
Estudar um pouco mais sobre os vários gêneros tem contribuído muito para meus planejamentos me levando a cada vez mais diversificar e abordar diferentes aspectos da literatura infantil.
Nas aulas de Libras, a seriedade da luta dos surdos por seus direitos políticos, a legislação, as questões socioculturais e educacionais, além de noções básicas da língua.

Os estudos sobre o planejamento de aprendizagem, realizados na interdisciplina de Seminário III, vieram consolidar a prática de projetos que vivencio em minha escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário