sexta-feira, 15 de julho de 2016

O  jogo e a matemática na educação infantil.


Os jogos matemáticos na educação infantil configuram-se como uma ferramenta essencial na função pedagógica:  desenvolvem e potencializam a compreensão das regras.
Regras são importantes na vida social, e despertam o companheirismo e a interação.  Utilizar jogos como instrumentos educativos oferece as crianças uma aprendizagem significativa.
O lúdico do ensino da matemática desperta nas crianças uma aprendizagem divertida que acabam por desenvolver e estimular a solução dos problemas e explorar novas possibilidades além de desenvolver as noções matemáticas e o raciocínio lógico matemático.Como nos diz Kishimoto( 2011, p.107)
 As crianças ficam mais motivadas a usar a inteligência, pois querem jogar bem; sendo assim, esforçam-se para superar obstáculos, tato cognitivos quanto emocionais. Estando mais motivados durante o jogo, ficam também mais ativas mentalmente.
Usando os jogos como simplificador trabalhamos as dificuldades das crianças desenvolvendo sua capacidade de observar,  descobrir e pensar.Assim buscamos formar sujeitos críticos, com criatividade e capazes de resolver problemas e buscar soluções.
Os jogos nos permitem ampliar o conhecimento e estimular o desenvolvimento das crianças ampliando e entrando no mundo da imaginação e da fantasia, reelaborando assim os conceitos da vida real.





Nenhum comentário:

Postar um comentário