sexta-feira, 15 de julho de 2016

LIBRAS uma língua, uma luta!


Das aulas de LIBRAS ficaram  grandes questões: Por que é preciso que uma parcela da nossa sociedade tenha que lutar tanto, sofrer tanto para se fazer respeitada?
Por que o preconceito ainda acompanha estas pessoas, e a língua de sinais (LIBRAS) ainda não alcançou o status de língua;  ainda é vista como "mímica", "português falado com as mãos"?
Por que uma lei tão bem escrita, tão bem elaborada e tão importante ainda está "fingidamente" sendo cumprida?
Por que nós, ouvintes, ainda olhamos admirados para um surdo sinalizando com outro, e não paramos de "boca aberta" ao ouvir duas pessoas falando entre si?
Das coisas boas e lindas que esta interdisciplina deixou foram: A descoberta da literatura surda, pois até agora só conhecia a literatura em Braile; a luta dos surdos pelo respeito que lhes é devido, como direito de cidadão.
Enquanto vagava pela internet em busca de respostas às questões da interdisciplina, li e vi muitas coisas a respeito da luta dos surdos pelo respeito que lhes deveria ser inerente.
Entre muitas coisas achei estas falas que copiei e agora divido:
* Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fugaz... "Apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver". Luiz Albérico B. Falcão.

**QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS, EU ACEITO O SURDO E O SEU DIREITO DE SER SURDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário