sexta-feira, 15 de julho de 2016


Sanções por reciprocidade

Ouve-se pelos corredores e nas sala dos professores sempre a mesma queixa: " Esta turma está impossível", " Fulano não dá mais.", "Antigamente não era deste jeito, havia mais respeito.", "Hoje deixei três sem recreio.", Hoje Beltrano ficou sem brincar."
A queixa a respeito do comportamento das crianças em sala é frequente, assim como muitas vezes percebemos que os "castigos" também o são.
O que penso é que muitas vezes estamos esquecendo do nosso papel de formadores e nos deixando  levar pela rotinização e a normatização do papel de controladores ou punidores.
Para isso é necessário ter sempre em mente, e principalmente em prática,  as sanções por reciprocidade relacionadas por Piaget, que são:
1 – Consequência naturais (a privação resulta diretamente da ação, (quebrou ou perdeu)
2 – Compensações (consertar ou substituir)
3 – Privar o transgressor do objeto mal-usado ( um brinquedo, computador, etc)
4 – Exclusão do grupo até que consiga seguir as regras do mesmo. ( do jogo ou da atividade)
5 – Fazer à criança o mesmo que ela fez. (só no caso de recusar ajuda-la)
6 – Censura ( para que perceba a transgressão do vínculo de solidariedade decepcionando)
O que não podemos descuidar é de como aplicamos cada uma delas, pois qualquer uma destas sanções podem ser implementadas de uma forma punitiva.
Penso que a cada dia devemos rever cada uma das nossas atitudes em relação a isso.
O tempo de queixas no intervalo do cafezinho poderia ser trocado pelas discussões produtivas do como nos manter alertas e vigilantes sobre nosso próprio fazer pedagógico.


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