sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Ciências e criança? É possível?

"O  ensino  de  ciências  na  educação  infantil  acontece  preferencialmente integrado  às  demais  áreas  de  conhecimento,  proporcionando,  através  dos  conhecimentos  acumulados,  teorias,  metodologias  e  instrumentos  da  área,  uma riqueza de possibilidades de exploração do mundo realizada pelas crianças. " (Rosa , Russel Teresinha Dutra da. Ensino de Ciências e Educação Infantil )
Provocar a curiosidade das crianças tem sido uma prática que procuro ser constante em minhas turmas.
Proporcionar a eles experiências a partir da qual façam novas descobertas é gratificante para quem tem em mente que o papel do educador é auxiliar na construção da autonomia das crianças e proporcionar que elas desenvolvam um pensamento crítico.
As aulas da interdisciplina de Ciências vieram  a corroborar e dar “munição” para este propósito, pois nos fizeram ver que o fazer Ciências é bem mais do que a imagem de experimentos científicos, tabelas e fórmulas  a serem decoradas.
Apresentou-nos uma ciência que deve ser vivida, estimulada em cada pequeno detalhe e em cada busca por respostas, e principalmente que pode e deve ser interligada a todo restante do currículo.
Amei fazer com meus pequenos o experimento científico, não pela mostra do resultado concreto, mas muito mais pelos olhos curiosos, pelas hipóteses criadas por eles para explicar o fato, mas principalmente por ter acompanhado o despertar das dúvidas, a discussão do: “Eu acho que..."!



Nenhum comentário:

Postar um comentário