O
ensino de História da Educação Infantil
Na Educação Infantil podemos e devemos incentivar o ensino e a
aprendizagem da História, e sim, se pode fazer isso de forma lúdica e prazerosa
a partir do momento em que despertamos
nas crianças a curiosidade sobre o
significado de aprender História.
Segundo Cooper, para que haja uma
compreensão do conceito de tempo é preciso que isto seja significativo para as
crianças, para tanto é preciso trabalhar as questões de identidade a partir delas: seus interesses, sua história,
as mudanças em suas vidas, no seu meio.

Um fator importante de se levar em
conta neste momento é a imaginação e a curiosidade das crianças pequenas;
podemos, a partir de brincadeiras, jogos, exploração de imagens, construção de
calendários, canções, pesquisas, brinquedos, contação de histórias, construir
conceitos históricos e aprender sobre o passado, pois conforme a autora: "Descobrir
sobre o passado, então, torna-se uma contribuição importante ao desenvolvimento
pessoal, social e emocional. Auxilia as crianças a respeitar culturas, ter
consciência da sua própria e a considerar as consequências das ações"
(p.184).

Referências:
COOPER,
Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos.
(tradução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário