domingo, 20 de novembro de 2016

O ensino de História da Educação Infantil

O ensino de História da Educação Infantil  

            Na Educação Infantil  podemos e devemos incentivar o ensino e a aprendizagem da História, e sim, se pode fazer isso de forma lúdica e prazerosa a partir do momento em que  despertamos nas crianças  a curiosidade sobre o significado de aprender História.
            Segundo Cooper, para que haja uma compreensão do conceito de tempo é preciso que isto seja significativo para as crianças, para tanto é preciso trabalhar as questões de identidade  a partir delas: seus interesses, sua história, as mudanças em suas vidas, no seu meio.
            E como a história é viva e dinâmica, o passado deve ser ensinado de diversas formas; no texto a autora nos  apresenta uma série de atividades que visam trazer para perto das crianças a compreensão do que é História.  Atividades estas que permitem às crianças compreender a mudança do tempo, a simultaneidade  dos acontecimentos,  que formulem hipóteses, tenham argumentos, tracem comparações entre o hoje e o passado, que ampliem seu vocabulário.
            Um fator importante de se levar em conta neste momento é a imaginação e a curiosidade das crianças pequenas; podemos, a partir de brincadeiras, jogos, exploração de imagens, construção de calendários, canções, pesquisas, brinquedos, contação de histórias, construir conceitos históricos e aprender sobre o passado, pois conforme a autora: "Descobrir sobre o passado, então, torna-se uma contribuição importante ao desenvolvimento pessoal, social e emocional. Auxilia as crianças a respeitar culturas, ter consciência da sua própria e a considerar as consequências das ações" (p.184).
            E a partir destas colocações, reafirmamos a importância de revermos o velho preconceito de que história é aquela matéria "chata" que aprendemos na escola, onde decorar datas e nomes de personagens era tudo que aprendíamos. (Aprendíamos?). Neste momento, é importante rever nossa prática, pois tornar compreensivo, mas principalmente significativo o ensino da História desde a Educação Infantil é a certeza de que estamos preparando nossas crianças para o exercício da cidadania.
Referências:
COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. (tradução)





Nenhum comentário:

Postar um comentário