terça-feira, 22 de novembro de 2016

Meu projeto favorito.. ensinar



"Uma vez que seus alunos tenham mergulhado nestes mistérios, eles não irão querer parar de resolvê-los e você saberá que eles foram contagiados por você quando você também não quiser parar."( Bob e Ellen Kaplan - The Math Circle).


            Li esta frase em um material sobre o Circulo da Matemática, e percebi que ela se encaixa no estado em que me encontro neste ano, tanto na posição de professora como no papel de aluna,  sinto que estou contagiada e contagiando.
            Como todo ano, em abril, iniciei um projeto com minha turma. Este ano o projeto foi indicado por mim após observação da turma em todas as suas manifestações com relação ao corpo e suas múltiplas possibilidades, e que seu "eu" corporal e social ainda estava muito centrado nos próprios desejos gerando inquietudes e desentendimentos. Sentimos a necessidade que  a turma aprendesse a se expressar por meio da fala de seus sentimentos, ampliando as questões de socialização e interação.
            Desejávamos que, a partir da consciência do próprio corpo, do conhecimento da sua importância, e dos cuidados que devemos ter  com ele; se criassem possibilidades em que as crianças construíssem  uma imagem positiva  de si mesmas, de suas capacidades  e limitações, e a aprendizagem  do conviver com o outro respeitando as diferenças físicas e emocionais, e de suas relações com o meio ambiente.
            O período de planejamento para este projeto era de no máximo três ou quatro meses, e esta era a ideia da professora; por que, no meio do caminho, as crianças o tomaram para si. O envolvimento das crianças foi tanto que nosso projeto terminou em outubro, sem que em nenhum momento a curiosidade deixasse de estar presente em questionamentos, indagações, pesquisas, experiências e elaboração de hipóteses sobre o assunto. Ao término de nosso projeto fomos visitar o Museu da PUC, e a exposição sobre o corpo humano fascinou ainda mais meus pequenos; mais questionamentos, novas descobertas e a realização de ver bem de perto, em tamanho gigante, tudo aquilo que aprenderam durante o ano.
            Foi apaixonante vê-los tomar conta do seu aprendizado e, neste caminhar, crescer nas suas aprendizagens e principalmente nas suas interações e nos cuidados consigo e com o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário