
Noções de Matemática, Ciências e Estudos Sociais são
matérias primas e regras para jogos e brincadeiras, dirigidas ou não, dos quais
nossas crianças fazem uso desde a mais tenra idade.
A ludicidade caminha de mãos dadas com todos estes campos
de experiências.
Para jogar amarelinha é preciso que se controle a força,
bem antes de reconhecer ou nomear os algarismos do jogo, ou seja, a Física e a Matemática
lado a lado.
Nas experiências de culinária, a mistura dos ingredientes
e os olhinhos curiosos observando o bolo crescer no forno. Lá estão as
vivências: "Minha mãe faz bolo pra mim!"; "Profê ta
crescendo!", lá está a Química.
Os questionamentos e as hipóteses construídas sobre isso
ou aquilo: De onde vêm os bebês? Por que a chuva cai? Profê, quanto é uma
dúzia? Com que letra escrevo "eu te amo"?

Todos estes apontamentos nos levam a certeza de que
auxiliar as crianças na construção de seus conhecimentos envolve sim o ensino
das Ciências, da Matemática, das Relações Sociais, da Geografia, mas
principalmente envolve muita dedicação, amor e um "bocado" de aprendizagem
para nós professores. E fazer isso de forma prazerosa tanto para nós como para
os nossos pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário