terça-feira, 22 de novembro de 2016

O aprender brincando






        A  curiosidade e a constante criação de hipóteses são a base que precisamos para, na Educação Infantil, aprender brincando. Ops, nem sei por que grafei desta forma; por que na verdade acredito que estes são fatores necessários para toda uma vida quando se trata de aprender.
       Noções de Matemática, Ciências e Estudos Sociais são matérias primas e regras para jogos e brincadeiras, dirigidas ou não, dos quais nossas crianças fazem uso desde a mais tenra idade.
       A ludicidade caminha de mãos dadas com todos estes campos de experiências.
       Para jogar amarelinha é preciso que se controle a força, bem antes de reconhecer ou nomear os algarismos do jogo, ou seja, a Física e a Matemática lado a lado.
       Quando em uma brincadeira de faz de conta crianças reunidas ao redor de uma mesa de brinquedo celebram e distribuem pratos e talheres coloridos, aí está a matemática e o termo a termo; e ao mesmo tempo a repetição de cenas do cotidiano, do seu dia-a-dia, das suas vivências e história.
       Nas experiências de culinária, a mistura dos ingredientes e os olhinhos curiosos observando o bolo crescer no forno. Lá estão as vivências: "Minha mãe faz bolo pra mim!"; "Profê ta crescendo!", lá está a Química.
        Os questionamentos e as hipóteses construídas sobre isso ou aquilo: De onde vêm os bebês? Por que a chuva cai? Profê, quanto é uma dúzia? Com que letra escrevo "eu te amo"?
        Dentro do osso tem minhoquinhas!, Nosso corpo não gosta de milho!, Se você jogar no chão quebra!, Hoje tem mais meninos que meninas! Os piolhos nascem nos cabelos!
         Todos estes apontamentos nos levam a certeza de que auxiliar as crianças na construção de seus conhecimentos envolve sim o ensino das Ciências, da Matemática, das Relações Sociais, da Geografia, mas principalmente envolve muita dedicação, amor e um "bocado" de aprendizagem para nós professores. E fazer isso de forma prazerosa tanto para nós como para os nossos pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário