domingo, 20 de novembro de 2016

O ensino da Geografia na Educação Infantil

O ensino da Geografia na Educação Infantil

            Quando se fala em ensino da Geografia na Educação Infantil, há necessidade de se pensar na orientação espacial das crianças desta faixa etária. A criança, naturalmente curiosa, faz muitos questionamentos sobre os conceitos de perto/longe, para um lado/para o outro, para cima/para baixo; mesmo antes destas noções serem trabalhadas na escola.
            Inicialmente, a noção de espaço e continuidade do espaço é quase intransponível para as crianças; mas, gradualmente, através das rotinas diárias, inclusive da própria ida à escola, elas começam a delinear suas hipóteses.
             Por isso é de grande importância para a construção da consciência espacial que a criança desenvolva a consciência do próprio corpo em relação aos  movimentos e deslocamentos que este realiza no meio ambiente.
            Os jogos e brincadeiras, vivenciados na Educação Infantil, que trabalhem as  relações espaciais básicas  como: em cima/embaixo, longe/perto, dentro/fora  e a lateralidade ajudarão nesta construção.  
            No início, o espaço é compreendido a partir da vivência da criança no seu dia-a-dia. Em seguida, com o aumento da percepção do ambiente, a compreensão se estende através da memória; a criança já não precisa "viver" o espaço para poder compreendê-lo, analisá-lo e medi-lo.
            No futuro, essas habilidades se mostrarão imprescindíveis para que o aluno das séries iniciais compreenda e saiba ler mapas e cartas geográficas, escalas e projeções.

 Referências:
ALMEIDA, Rosângela D.; PASSINI, Elza Y: Apresentação do livro O espaço Geográfico ensino e representação. Disponível em : http://slideplayer.com.br/slide/400006/. Acesso em 10/11/2016.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zardon: Geografia e a Cartografia Escolar no Ensino Básico: Uma relação complexa- percursos e possibilidades. In: SEBASTIÁ, Rafael; TONDA, Emilia. La investigación e innovación en la enseñanza de la Geografía. Alicante: UNE, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário