sexta-feira, 21 de abril de 2017

Algo não está certo!

Algo não está certo!

                    Ao meu lado, marido corrigindo provas da sua turma do 5º ano. De tanto escutar resmungos, paro meus estudos e vou ver qual é o motivo de sua contrariedade.
                    Pego as provas de Ciências que ele aplicou na semana, fico pasma. Crianças de 5 º ano ainda na fase pré-silábica.  O que está havendo? Pergunto-me: Como pode crianças de 10 a 11 anos que não sabem ler, não sabem escrever. Onde está o erro? Que sistema de ensino é este que promove tal condição? É um modo de dizer por que,  de 22 alunos desta turma do meu marido,   4 estão nesta situação; crianças estão chegando  ao quinto ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever? Isto não caracteriza descaso e descuido do sistema?  Como um professor deve agir em uma turma assim?  Como vai dar conta de seguir mediando a aprendizagem de 18 crianças e ao mesmo tempo conseguir fazer com que outras quatro acompanhem o trabalho desenvolvido?

                  São questões para as quais não tenho resposta. Mas que muito me incomodam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário