sexta-feira, 21 de abril de 2017

Nasceu meu projeto para o M1B/2017.

Nasceu meu projeto para o M1B/2017.

           Observando as crianças, seus desejos, necessidades e curiosidades, optei por usar a música como norteadora do meu trabalho inicial com os pequenos.
Minha proposta é propiciar a eles experiências e vivências que tenham a música como carro chefe. Vamos partir de algumas que eles apreciam, neste momento, e ir avançando para outras que despertem o seu interesse.
              A grande questão por mim levantada é: De que forma levar as crianças do Maternal 1 B  às descobertas e ao conhecimento através da música, estimulando sua criatividade e o convívio social  através dos  prazeres que ela  oferece?
           Partindo desta questão o  objetivo geral é trabalhar com a música unindo o gosto das crianças com suas necessidades da exploração e conhecimento do seu próprio corpo, dos seus limites, do cultivo ao respeito por si, pelo outro e pelo mundo. Além de estimular a criatividade, a oralidade, o movimento e a percepção, integrando-os  e dando-lhes a oportunidade de expressar sensações e sentimentos.
             O que justifica a minha escolha é a observação de que apesar de  muitas coisas como: jogos de encaixe, brincar de casinha e bonecas terem despertado  a curiosidade da turma, constatei que os momentos em que a música se fez presente, não só nos momentos de roda, como nos deslocamentos em brincadeiras; e bem como quando um cd é colocado somente para apreciação musical, foi ela quem mais contribuiu para a interação da turma.
            Nestes momentos as crianças não só acompanharam a melodia com coreografias, apresentadas pelas educadoras, como com movimentações corporais  e gestuais como: tocar violão, batucar e usar tubos de papel como microfones.
            Sabemos que a música ocupa um papel importante na Educação Infantil contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, auxiliando na criatividade do senso rítmico, na concentração, na imaginação, sem falar no prazer de ouvir a música.
            Segundo o RCNEI: "As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, danças e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidade e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical".
            Então, vamos lá, partiu projeto: M1B cante e se encanta com  novas descobertas!

            Ao longo do período, irei divulgando o desenvolvimento deste projeto, nossas experiências e reflexões sobre o proposto e o realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário