domingo, 9 de abril de 2017

Ano novo

Novo ano se inicia, e com ele novos e velhos  desafios.

Este ano na escola, estou com uma turma de nível maternal I, 2 a 3 anos. Confesso que levei um susto quando me indicaram esta turma, primeiro por que nunca havia trabalhado com crianças desta idade, depois por que, no final do ano passado, pedi remanejo para uma escola mais perto de casa; e a qualquer momento, após o início do ano letivo, elas poderão sair e me conhecendo sei que irei sofrer ao ter que deixá-las, após o período de adaptação. Aliás, falando em adaptação, minha turma será de 20 crianças, das quais 16 nunca haviam frequentado a escola, ou seja, adaptação completa, das crianças e da profê.

Mas vamos lá, fugir de desafios nunca foi meu forte. Férias dedicadas à finalização do Workshop, e a estudar muitoooo qualquer material que vinha à mão sobre o desenvolvimento e característica desta idade.

Abriram-se os trabalhos, acarinhar e acolher meu pequenos, sala organizada em espaços circunscritos que visam recebê-los com alguns objetos, que suponho venham a chamar sua atenção. Caderneta na mão para registrar as observações feitas, e as reações deles a cada novidade, a cada explorar e descobrir.

Um dos desafios deste ano será: Como organizar um projeto de aprendizagem? Eles mal se comunicam? Eles têm curiosidade em tudo? Tudo para eles é novidade? Como levantar seus conhecimentos anteriores?


E não é que novamente o PEAD veio ao meu socorro! Projeto pedagógico em ação me mostrando que sim, podemos desenvolver um trabalho a partir dos métodos globalizados também com os pequenos, através dos centros de interesses. Agora é seguir em frente e mãos a obra, buscando incentivar meus pequenos a grandes descobertas. 

Um comentário:

  1. Ótimo semestre! Conta comigo e com toda equipe do PEAD!

    Forte abraço!
    Tutora Renata B.
    Seminário Integrador V.

    ResponderExcluir