sexta-feira, 21 de abril de 2017

Vivenciando os métodos globalizadores

Vivenciando os métodos globalizadores

               ”... experiências concretas na vida cotidiana que levam à aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço coletivo e a produção de narrativas individuais e coletivas por meio de diferentes linguagens" ( Parecer CNE-CEB n20-09).

          Uma das características  de se trabalhar com a educação infantil  é vivenciar todos os dias uma aprendizagem globalizada, aqui podemos dizer que a transdisciplinaridade está presente. Temos  as crianças como  protagonistas de suas aprendizagens.
          Como professores nosso papel  é verdadeiramente de orientador, de mediador e estimulador das motivações, das curiosidades e interesses dos pequenos.
          Não pairam sobre nós  currículos montados a partir de disciplinas, onde saberes são engessados no seu conteúdo e no seu modo de aprender. Trabalhamos a partir de uma estrutura de currículo onde as interações e as brincadeiras são balizadores para a promoção de experiências e aprendizados que contemplem as linguagens simbólicas, a cultura e a sociedade.
          Este fazer nos leva  todos os dias a refletir sobre nossas ações, pois tudo dentro da Educação Infantil é muito vivo e  dinâmico, precisamos estar atentas aos movimentos das crianças, seus interesses, seus conhecimentos trazidos de casa e os construídos no ambiente escolar, seus desejos e curiosidades.
          Ler os textos apresentados na interdisciplina de PPA foi bem importante, pois a partir deles pude visualizar meu trabalho dentro de sala, traçando um balizador para minha prática. Mas várias questões se apresentaram depois da leitura, pois na verdade não consegui me enquadrar 100% em nenhum dos quatro métodos citados no texto do Zabala.           Lendo e relendo percebi que muitas vezes meu trabalho junto às crianças engloba, mistura um pouco de cada. Pois monto projetos que estão dentro do  centro de interesse das crianças,  e à  medida que este projeto vai se desenvolvendo conto com o conhecimento prévio das crianças, sua bagagem cultural, para levantar questões e hipóteses relativas ao nosso projeto.
         Um exemplo: Este ano trabalhando com crianças de M1, observei um grande interesse, da maioria da turma, por música. Montei então um projeto onde a música será o fator condutor de todas as experiências propostas. A primeira música trabalhada foi: A baleia.  Nossa proposta inicial  foi construir os dois personagens citados na música: a baleia e a sereia. Mas em uma roda de conversa foi questionado a turma: Onde vive a baleia? Quem mais mora neste meio?  Que outros amigos a baleia pode ter? A partir das respostas montamos um painel onde serão construídas todas estas respostas.

          A construção se dará a partir da escolha das crianças, serão disponibilizados vários materiais: sucatas, papéis, tintas, lãs, e eles escolheram o que e como usar. Em breve posto as maravilhas que hão de surgir.

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