sábado, 17 de dezembro de 2016

Uma despedida!

Carta de uma professora  na formatura de sua primeira turma de JB2

            Ser professora é ensinar e aprender.
            Só se ensina uma criança, quando se está aberto para aprender com ela.
            Como professora e aprendiz  algumas  vezes tive medo de estar errando,  em  muitas outras tive a certeza de estar fazendo a coisa certa.
            Já me chamaram de:  mãe, de vó, de pai, de dinda, de "pofi",  de Jaque, de "cofê", de "profê", de Jaqueline Lemos...
            Já  ajudei  a guardar  o bico para ser trocado por presente de Papai Noel...
            Já cuidei de um dente caído para ser entregue a Fada do Dente...
            Já coloquei  gelo  nas pernas, nos braços, na cabeça, nas costas de alguém que escorregou e caiu;  que se bateu com o amigo enquanto corria no pátio...
            Já limpei boca pintada de batom, catei piolho, ajudei a amarrar os  tênis, a fechar o zíper  da mochila, a soltar o botão da calça, a dobrar os casacos...
            Já ajudei a fazer um desenho para levar "pra mãe", "pra mana", "pro pai", "pro tio"...
            Já  enchi, em casa,  uma caixa com desenhos onde aparecia magrinha,  de cabelos vermelhos e os olhos redondos tomando conta do rosto...
            Algumas vezes chorei  de preocupação,  em outras de emoção com um: "Profê, eu te amo"!
            Mas, com certeza sorri  muito mais e se hoje eu chorei saiba que foi de pura alegria, por ter encerrado um ciclo.
            Tenho a certeza que consegui fazer com que você tenha feito muitas e importantes descobertas e que contribuí para o aumento do seu conhecimento  e na manutenção da sua curiosidade sobre tudo
            E tenha a certeza que você me ensinou.
             Aprendi  que nem sempre um choro na porta queria dizer que você não queria ficar ao meu lado na escola, mas  sim que você só queria um pouquinho mais do colo da mãe da vó, do pai; só mais um pouquinho na cama quente.
            Que quando eu chamei  para uma experiência nova, e você se recusou, não era por que eu não tinha feito um bom planejamento, mas por que ficar montando Legos ou brincando com as bonecas, naquele momento, era muito mais importante. Quer saber um segredo: Eu também achava!
            Agora você segue seu caminho, novas aprendizagens, novas descobertas, nova  escola, nova professora. Mas não se esqueça:  mantenha sempre o desejo de aprender cada vez mais, e ensine a sua nova professora como é bom ser amada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário