domingo, 25 de dezembro de 2016

A pedagogia da escuta

        O trabalho realizado em Reggio Emilia, há tempos tem servido como exemplo ou base de estudos para a Educação Infantil no Brasil e no Mundo.  
        Em um de nossos estudos, discutimos a  importância da pedagogia da escuta sobre a perspectiva de Reggio. Todos os escritos nos levam a perceber a grande importância que esta escola dá ao ato da escuta como busca do dar significado não só no que fazem, encontram e vivenciam tanto as crianças como os professores e adultos que com elas convivem dentro da escola.
       Esta escuta abre as possibilidades de nos revelar como as crianças pensam, interpretam e questionam a suas realidades além de promover e permitir o diálogo e a comunicação o que envolve as teorias criadas a partir desta significação e desta compreensão de mundo.
        Destacamos aqui algumas características desta escuta:
     ·  Ser sensível e aberta à necessidade de ouvir e ser ouvido;
     ·  Escutar com todos os nossos sentidos;
     ·  Reconhecer as muitas linguagens;
     ·  A escuta precisa de tempo, um tempo diferente do cronológico:
     ·  Ela é gerada pela curiosidade, desejo, dúvidas e incertezas, produzindo perguntas e não respostas;
     ·  Valorização de quem é escutado;
     ·  Remove o indivíduo do anonimato.
       Quando se escuta e é escutado,  abrimos a possibilidade do diálogo e com este processo aprendemos como outro. As crianças, tanto de forma individual como quando em grupo, fazem isso de uma forma natural.
       E são nestes momentos que o professor deve estar atento e ouvinte deste processo de aprendizagem. E para poder fazer o registro destes processos o professor também deve estar aberto e sensível. E dentro deste apoiar e mediar  as crianças que, se soubermos observar e documentar estas escutas, poderemos  revendo esta documentação – esta escuta visível, dar significado ao nosso ensino, (re)ver nossas práticas diárias e desenvolver assim possibilidades para que nossas crianças questionem, se mostrem curiosas e criadoras de suas teorias desenvolvendo ainda mais suas aprendizagens. Como no diz RINALDI: “ Quando os professores tornam a escuta e a documentação peças centrais de sua pratica, eles se transformam em pesquisadores.” ( RINALDI, p. 245)
      Para ter um maior aprofundamento sobre a pedagogia da escuta, indico para quem ainda não leu: As cem linguagens da criança. Um bom livro para as férias.


EDWARDS, GANDINI & FORMAN (orgs.)  As cem linguagens da criança.

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