sábado, 17 de dezembro de 2016

Estudando Malaguzzi


Estudando Malaguzzi!





     Em um grupo de estudos denominado: revisitando  a escola das infâncias, neste mês de novembro, discutimos bons textos referentes à educação infantil.
Podemos, ao mesmo tempo, debater sobre nossas realidades, observar bons exemplos de como se pode realizar bem nosso trabalho e cá para nós, alguns de como ou do que não fazer...
    O primeiro texto discutido foi: Malaguzzi e os professores * , um bom texto que pode nos orientar na realização no nosso trabalho diário, na busca constante por propostas que levem nossas crianças a um aprendizado significativo.
    Nele também há referências ao diálogo entre nossos pares, na sua importância para este fazer pedagógico carregado de significações.
    Este texto nos  fez refletir sobre o papel do professor da educação infantil. Sobre a importância de dar destaque ao conhecimento que a criança traz para a escola e sobre a relação entre teoria e prática.
    Em nossas discussões, confirmamos a reciprocidade entre a teoria e a prática, o valor dos estudos pedagógicos na realização das práticas e a  importância dos registros destas práticas, que automaticamente se transformam em novas teoria, onde (re) visitados nos permitem rever e analisar  os  nossos feitos e os das crianças, criando um diálogo permanente entre teoria e prática.



* Carla Rinaldi. Diálogos com Reggio Emilia : escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra , 2012 -  p.103-115)


Nenhum comentário:

Postar um comentário