sábado, 17 de dezembro de 2016

O prazer das primeiras escritas


O prazer das primeiras escritas

                Pela primeira vez acompanho uma turma de Jardim B e toda a construção do seu aprendizado. Foi muito legal observar o crescimento das crianças neste ano. Principalmente a alegria de terem alcançado seu maior desejo no início do ano: Aprender a escrever. Pois na minha turma este era o pensamento da maioria: aprender  a escrever para ir para o primeiro ano e lá aprender "escrever emendado".
                Tenho uma turma onde algumas crianças estão na fase pré-alfabética e ao menos duas já estão na fase alfabética. Já se arriscando na escrita não só de palavras como de pequenas frases.
                É muito bom participar do interesse e da curiosidade deles nestas descobertas. No início do ano vinham me pedir: "Profê, escreve aí como se escreve... pra eu escrever também!" E faceiros exibiam as letras espelhadas, fora de ordem, trocadas mesmo a partir da cópia.
                Hoje ao final do ano buscam o alfabeto móvel, espalham na mesa, montam suas palavras e me pedem:
                - "Profê, tá certo!" em outras vezes como, por exemplo, o dia que T. me pediu:
                -  "Profê, escreve pra mim: Profe Regi este castelo é pra ti". E eu respondi escreve você!
                - "Mas eu não sei"!
                - Sabe sim, pegue o alfabeto móvel e escreva com ele antes de passar para o papel.
                E tempo depois solicita minha presença. Na mesa as peças distribuídas se apresentavam assim:  PROFE REGINE STE CSTELO E PA TI!
                No momento que escrevo este texto me recordo de uma entrevista da Professora Magda Soares, onde ela fala sobre a questão do alfabetizar letrando,  desde a Educação Infantil,  onde  cita a importância do aprender a ler, lendo e do aprender a escrever, escrevendo. Além do respeito e do olhar cuidadoso que se  deve ter pelo momento de desenvolvimento  da criança, pelo seu desejo de aprender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário